Materiais didáticos para aprender russo:



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















16/04/2010

Vamos fazer um diálogo - ficarei no aguardo de seus comentários

Pessoal,

Até agora já postei 50 lições com exercícios para você verificar como compreendeu o material da lição. Sei que ainda faltam muitas lições explicativas para ensinar vocês até conseguir entender bem qualquer texto russo. Porém, temporariamente, não irei publicar mais novas postagens. Para continuar eu preciso saber se tudo que já escrevi até agora está bem explicado, se vocês entendem tudo, se isto de fato pode ajudar. Eu quero ajudar! Estou pedindo deixar sua opinião, suas dúvidas, suas correções em comentários para cada respectiva lição ou exercício.

Algumas pessoas estão pedindo mais exemplos e eu concordo que quanto mais exemplos teremos vai ser melhor. Mas, o que eu quero pedir, é que vocês me ajudem criar estes exemplos de frases em russo. Por favor, instalem o teclado russo no seu micro, ou, usem um teclado virtual on-line, digitem as respostas para os exercícios e deixem em comentários.

Será que eu não poderia fazer isto e deixar as respostas prontas? Poderia sim, mas ...
  1. tendo a resposta pronta, muitos de vocês vão simplesmente ler as respostas sem se esforçar;
  2. tentando criar as respostas alguns de vocês podem cometer alguns erros que vão mostrar para mim onde a minha explicação falhou.
Eu não quero que este blog se torna somente um material de consulta esporádica, mas, sim, eu quero que ele ensine a você e aos outros os enigmas deste idioma maravilhoso. Quantas vezes eu ouvi e li que faltam materiais didáticos de russo em português. Mas alguém já pensou sobre a razão desta escassez? Na minha opinião a razão está na famosa "Lei de procura e oferta". Se ninguém (ou pouquíssima gente) se interessa, então não haverá proposta. Mas eu tenho certeza, que isto não é verdade, e que tem muita gente querendo aprender russo. Por isto, novamente, deixo meu convite para colaboração e aprendizagem conjunta. Vocês vão aprender comigo e eu vou aprender de ensinar vocês. Vamos fazer um diálogo - ficarei no aguardo de seus comentários.
Se você não conseguiu achar onde clicar para fazer comentários, observe a figura abaixo nela é mostrado onde fica o link - destacado em vermelho. Normalmente você deve clicar no link onde está escrita a quantidade de comentários para cada lição - ele fica logo abaixo do título de cada lição, ao lado de marcador correspondente.

*************************************
Gostaria de convidar você seguir este blog no Twitter clicando aqui OU se inscrever e receber por e-mail os avisos sobre a postagem de novas aulas clicando aqui.
*************************************

14 comentários:

Anônimo disse...

Faz mais de 10 anos k tive o primeiro contacto com a lingua russa, depois deixei de praticar.Agora apenas consigo ler as palavras, e muitas vezes desconheço o significado.Com este curso estou a lutar para recoperar tudo aquilo que perdi. preciso imenso de ajuda, especialmente no que diz respeito a questionarios para interpretação. Obrigado

Autora do Blog disse...

Pessoal, nos dois últimos dias houve algum problema com postagem de comentários. Alguns comentários não estavam aparecendo. Parece que agora já voltou ao normal.

Imar disse...

Não sei qual seu interesse em criar este blog, mas afirmo com certeza absoluta - este é um dos melhores locais onde posso aprender russo (e o estudo há vários anos). Você é uma pessoa maravilhosa, pois está me auxiliando bastante, e sem dúvida a muitas outras pessoas. Este é um trabalho muito nobre de sua parte. E você tem uma facilidade didática impressionante. Parabéns!

Imar disse...

Seu blog é extraordinário. Há algo que, a nós brasileiros, não é tão simples. Poderia me auxiliar criando mais um tema: sobre os prefixos. Como eles mudam os verbos, do porquê eles modificarem os verbos, porque o sentido do verbo é bem diferente de acordo com o prefixo usado. Ainda, um outro artigo detalhado sobre preposições, algo bem completo. Novamente, parabéns pelo seu fantástico trabalho.

Autora do Blog disse...

Ola, Imar! Irei elaborar uma aula sobre os prefixos um pouco mais tarde. O problema com os prefixos que não da para generalizar muito, mas vou tentar. Mas ate então sugiro dar uma olhada neste link http://aulasderussogratis.blogspot.com/2010/04/particularidades-do-verbo-ir-em-russo.html onde explico significado de alguns prefixos.

Vladimir disse...

Procuro professor de Russo em Recife. Alguém pode ajudar?

Obrigado!

Autora do Blog disse...

Olá Vladimir, ouvi falar que no Instituto Brasileiro de Línguas que fica em Recife existia um curso de russo. Também tente perguntar sobre o curso de língua russa que estava funcionando no Núcleo de Idiomas da UFPE. Além disso, acesse Orkut e pergunte em algumas comunidades de língua russa. Espero que uma das dicas vai funcionar para você. Mas, se mesmo assim você não conseguir encontrar nenhum professor na sua cidade, verifique a opção de fazer aulas de russo via Skype ou MSN. Sei que pode parecer estranho, mas funciona. Visite este link: http://www.cursoseaulasderusso.bnx.com.br/depoimentos-de-alunos Boa sorte.

Seminário Teológico disse...

Sou de Recife e tb amo a Rússia, sua língua, cultura.. etc.
Quando criança eu tinha dois times de futebol de botão... Spartak e Dínamo Kiev. E vestia a camisa CCCP cheio de orgulho.
Joguei xadrez um bom tempo.
Atualmente estudo a língua russa pelo livemocha e em bons vídeos no youtube.
Gostaria de ter contato com pessoas daqui do Recife com mesmos interesses.
Não haveria um grupo de encontro de estudantes de russo aqui em Recife?

ALCIDES
alcidesmeralda@hotmail.com

HERMENÊUTICA DA RESTAURAÇÃO disse...

Formar um grupo de estudo em russo com pessoas que são iniciantes e estudantes da língua.
Uma boa idéia.

Felipe disse...

Em Recife vocês podem contactar a professora Larissa Chevtchenko, estava tendo aulas com ela, e é excelente, porém por motivos pessoais (digo, financeiros), não pude mais, ponham a nome dela no Google que aparecem algumas referencias com telefone e e-mail inclusive. Quanto ao grupo de estudos aqui (Recife), se for rolar alguma coisa me avisem! felipeahura at gmail.com

Anônimo disse...

olá a todos. sou de recife e tb tenho interesse em aprender russo. descobri este site, que acho maravilhosa. parabéns a você que teve a idéia de criar esse blog, que tem me ajudado bastante. tb tenho interesse em estudar russo com um professor. caso alguém aqui em recife conheça algum, gostaria de ser informado. cristóvão
chcfreire@gmail.com

mariana disse...

oi!
seu post é de muito tempo atrás mas eu espero que você leia.
eu moro em recife e to querendo demais aprender russo, seus blogs serão com certeza de muita ajuda.
suponho que você também seja daqui, então se souber de algum grupo de pessoas aprendendo russo, ou se você der aulas ou qualquer coisa do tipo, eu queria muito aprender. me manda um e-mail se souber de algo mari_acerola@hotmail.com

mariana disse...

ah, desculpa pela ignorância no meu último comentário. deveria ter lido os outros antes. acho que já obtive a informação que buscava.
obrigada de qualquer forma, ótimo blog :)

Anônimo disse...

Oi.Eu pretendo fazer uma tatuagem com a frase " Я сошла с ума" ,mas não escrita dessa maneira,e sim desta forma, "Ya Soshla S Uma" ,mas não sei se é correto tatuar a segunda opção (Ya Soshla S Uma).Pode me dizer qual é a correta ?

Comentários recentes deste blog