Materiais didáticos para aprender russo:



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















14/05/2010

Prefixos de substantivos russos

Vale observar que o papel que os prefixos possuem na estrutura morfológica e formação de substantivos novos é muito menor do que o papel de sufixos.

Em alguns casos os substantivos com prefixos revelam claramente sua origem: a partir de radicais verbais ou de adjetivos com o mesmo prefixo.

Apesar de ser o prefixo, alguns substantivos perdem o significado se tirar o prefixo. Normalmente isto acontece com os substrantivos que foram baseados em outras palavras que sairam de uso cotidiano do idioma russo moderno.
  • O prefixo “не-” faz parte de uma série de substantivos que não são usados sem ela: неслух (pessoa desobidiente), неверье (descrença), неприязнь (aversão, antipatia), mas também faz parte de substantivos que existem de forma independente: недруг (inimigo), непогода (o mau tempo), несчастье (sem sorte), неволя (estado sem liberdade).
  • O prefixo “о-(об-)” presente nos substantivos formados a partir de verbos serve para designar algo residual de qualquer ação, geralmente algo estragado, ou em desuso: обмылок (resto de sabão difícil de segurar), окурок (bitoca de cigarro), обрывок (retalho ou pedacinho destacado de qualquer jeito), etc
  • O prefixo “между-” (que normalmente não é usado com verbos), está indicando algum espaço entre dois objetos semelhantes: междуречье (algo que fica entre os rios), международный (internacional – ao pé da letra “entre povos”).
  • O prefixo “пере-” indica algum objeto rodeado por um ambiente externo, ou às vezes, serve de ligação ou de limite entre as principais partes de algum outro objeto: перешеек (istmo), переносчик (portador, transmissor), перевод (tradução).
  • O prefixo “про-” possui um papel parecido com o do prefixo “пере-” e semelhante ao papel do prefixo verbal “про-” que indica um movimento para dentro e através de alguma coisa: пробоина (brecha), провал (depressão), прогрев (aquecimento até as partes internas).
  • O prefixo “за-” pode indicar a posição do outro lado do objeto: заречье (atrás do rio), etc
  • O prefixo “пред-” indica a posição na frente do objeto designado pela raiz da palavra: предплечье (antebraço), предшественник (precursor). O prefixo “при-” indica a posição nas proximidades ao objeto designado pela raiz da palavra: приморье (à beira-mar), пригород (subúrbio).
  • O prefixo “под-” indica a posição abaixo em relação ao objeto designado pela raiz da palavra: подбородок (queixo – “abaixo da barba”), подоконник (peitoril – “abaixo da janela”), etc
  • O prefixo “по-” indica alguma coisa localizada na superfície e dentro dos limites do objeto designado pela raiz da palavra: Поволжье (região que está nas margens do rio Volga), etc
  • O prefixo “на-” indica a posição na superfície do objeto: наушник (fone de ouvido), наконечник (algo que se coloca na ponta), нагорье (região nas montanhas).

*************************************
Gostaria de convidar você seguir este blog no Twitter clicando aqui OU se inscrever e receber por e-mail os avisos sobre a postagem de novas aulas clicando aqui.
*************************************

Nenhum comentário:

Comentários recentes deste blog